NOTÍCIAS

HOME / NOTÍCIAS

28/08/2019 CAARN realiza Solenidade Oficial em comemoração aos 70 anos da instituição

Encerrando o Mês da Advocacia e as comemorações de 70 anos, a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte – CAARN, realizou nesta terça-feira (27), no Plenário da OAB/RN, a Solenidade Oficial em alusão às sete décadas de fundação da instituição. A cerimônia começou com uma apresentação do Coral da Universidade Potiguar, seguida da abertura formal feita pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz. O hino nacional foi interpretado pela cantora potiguar Nara Costa. 

Após o vídeo com depoimentos de alguns ex-presidentes da Caixa de Assistência, a presidente da entidade, Monalissa Dantas proferiu seu discurso. Em sua fala, ela lembrou da história da instituição, reforçou o compromisso da CAARN com a advocacia e agradeceu a todos. “Cuidar não é tarefa das mais fáceis, e doar voluntariamente seu tempo em prol de uma classe é missão que demanda gratidão eterna. Essa solenidade é um ato de gratidão a todos aqueles que fizeram parte da história da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte”, disse.

“Os 70 anos da CAARN reforçam ainda mais o compromisso e o grande desafio que temos em mãos, que é o de zelar pela saúde e pela qualidade de vida de um número cada vez maior de advogados e advogadas, não somente da capital como também do interior do Estado. Nestes 70 anos de história, ampliamos o conceito de assistência e, hoje, abraçamos a Advocacia Potiguar com serviços e benefícios que transformam o dia a dia do advogado e advogada”, completou Monalissa Dantas. 

Seguindo a cerimônia, a Diretoria da Caixa de Assistência homenageou pessoas que fizeram parte da história da instituição e somaram para o fortalecimento da advocacia regional e nacional. Foram agraciados: Elias Cabral Maciel ; Ana Maria de Farias Monteiro Cavalcanti; Viviane Ribeiro Cunha; Guaracy Queiroz de Oliveira; Noel Pinheiro Bastos; Domilson Damázio da Silva; Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira; Ângela Monteiro Lima; João Maria Trajano; Raul Scheer; Kallina Gomes Flor dos Santos; Valéria Carvalho de Lucena; Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho; Cristina Daltro Santos Menezes; Felipe Santa Cruz ; Felipe Sarmento Cordeiro e José Airton Batista.

Durante a entrega das honrarias, o funcionário da CAARN, Wesley Marinho, e a violoncelista Yanaêh Vasconcelos Mota, tocaram Violoncelo.

Em nome dos homenageados, falou a primeira mulher a presidir a CAARN, no período de 1995/1997, a advogada Ana Maria de Farias Monteiro Cavalcanti. Em seu discurso, a ex-presidente ressaltou a importância da participação feminina na política. “As mulheres têm que conquistar o lugar na política. Eu arrisquei o palanque em uma época muito difícil. Valeu a pena lutar, e vale a pena conquistar o lugar”, reforçou.

Dando continuidade, o presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados – Fida, Felipe Sarmento Cordeiro, reforçou a importância de integração dos órgãos do Sistema OAB para fortalecimento da instituição. “É necessário união para trabalhar pelo bem da cidadania desse Estado, e dessa forma não nos desviarmos das várias e importantes finalidades desta instituição. A união de trabalho entre a CAARN e o Conselho Seccional é absolutamente essencial”, destacou.

O presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, também discursou. “Hoje é um dia importante, pois é um momento em que celebramos os 70 anos da CAARN, instituição de fundamental importância para a valorização da advocacia. Juntos, também celebramos aqueles que constituíram essa entidade com base sólida”.

Encerrando a festividade, o presidente Nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, palestrou sobre “os atuais desafios da advocacia brasileira no mercado de trabalho”. Na ocasião, comentou sobre as mudanças nas relações de trabalho. “Estamos nos reunindo e resistindo a era do contato via rede social. A Ordem é o nosso santuário, é o nosso local de encontro com a cidadania”, disse.


Santa Cruz lembrou, ainda, da relevância do Sistema OAB na defesa do cidadão. “São esses serviços de assistência que fundamentam a própria atuação da OAB. A verdade é que quando a Caixa atende bem o advogado, juntamente com a Ordem, a Ordem se fortalece para abraçar as lutas da sociedade”, acrescentou.

A Solenidade Oficial em comemoração aos 70 anos da CAARN contou com a participação de advogados, advogadas, comunidade jurídica, Diretoria da OAB/RN e da CAARN, além de representantes de outras entidades.

A mesa foi composta pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz; presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros; presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RN, Monalissa Dantas; presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados – Fida, Felipe Sarmento Cordeiro; Procurador Geral da Assembleia Legislativa do RN e membro honorário vitalício da OAB/RN, Sérgio Freire; conselheiros federais, Francisco Canindé Maia, Ana Beatriz Ferreira Rebello Presgrave e Artêmio Azevedo; o diretor geral da Escola Superior de Advocacia – ESA, Daniel Ramos Dantas; e a vereadora Nina Souza, representante da Câmara Municipal de Natal.

A Diretoria da CAARN também esteve presente, representada pelo vice-presidente da instituição, Ricardo Lucena; o secretário-geral, Felipe Maciel; o secretário-geral adjunto, Roberto Diniz, o diretor tesoureiro, Marcílio Mesquita; e o diretor de Esportes, Edson Gutemberg.