NOTÍCIAS

HOME / NOTÍCIAS

27/08/2019 Solenidade na Câmara Municipal celebra 70 anos de história da CAARN

A Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte - CAARN foi homenageada nesta segunda-feira (26), pela Câmara Municipal de Natal - CMN. O plenário da Casa legislativa recebeu dezenas de advogadas e advogados, autoridades do Judiciário e representantes da advocacia e entidades de classe, para celebrar os 70 anos de fundação do braço social da OAB/RN. A proposta da solenidade foi do presidente da CMN, vereador Paulinho Freire (PSDB).

Em seu discurso, a presidente da CAARN, Monalissa Dantas, falou da história da Caixa de Assistência e destacou a importância da instituição para a advocacia. “Quando criada, em 1949, tinha como finalidade a prestação de benefícios pecuniários a advogados carentes. Mas com o passar dos anos, o conceito de assistência foi sendo ampliado. Hoje cuidamos dos advogados com inúmeros projetos que vão além da advocacia. É uma imensa honra pra mim presidir a instituição no ano em que ela completa 70 anos de história”, lembrou. 

Ao fazer uso da palavra, o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire, deu ênfase aos serviços prestados pela instituição aos operadores do direito e expôs o valor da advocacia para a manutenção da justiça e da cidadania no Brasil. "Esta sessão solene reúne hoje várias pessoas que ao longo desses anos deram uma grande contribuição para que o trabalho realizado pela CAARN desse frutos e construísse uma base forte de apoio ao dia a dia desta classe. São anos de história de um trabalho intenso de presidentes, vices, diretores e colaboradores que edificaram um trabalho sólido, necessário na assistência aos associados e às inúmeras famílias e dependentes", acrescentou o parlamentar.


Ana Maria de Farias Monteiro, primeira mulher a presidir a entidade, falou sobre o significado da homenagem para a advocacia potiguar. "Trata-se do parlamento que representa o povo natalense e essa honraria constitui o reconhecimento de toda cidade". 

Sérgio Freire, ex-presidente da OAB/RN, falou que a Caixa de Assistência busca amparar os advogados que não tem como se manter sozinhos na carreira. "Isso posto, temos um serviço essencial para os jovens que ingressam neste ofício. Então, a Câmara Municipal faz justiça ao celebrar um trabalho tão relevante e bonito como esse que estamos aplaudindo essa noite". 

Felipe Maciel, secretário-geral da CAARN, disse que a entidade tem uma trajetória marcada em prol dos advogados. "Promove cultura, saúde, esporte, lazer e outras atividades. Destaque para o auxílio à advocacia iniciante". Cristina Daltro, ex-tesoureira, definiu a instituição como o braço social da OAB/RN. "Uma casa que está sempre de braços abertos para ajudar. Estão todos de parabéns!".

Com informações da Câmara Municipal de Natal